A foliculite é um problema que atinge grande parte dos homens. Alguns dias depois de fazer a barba, a pele do rosto e da região do pescoço começam a apresentar algumas bolinhas vermelhas, que coçam e às vezes causam ardor.
A foliculite acontece quando o folículo piloso inflama, por conta de bactérias (principalmente a Staphylococcus aureus) ou fungos (como o Tinea barbae, que atinge a barba). Também pode ser desencadeada pelo atrito da pele com a roupa, excesso de suor e umidade e problemas com os métodos de depilação ou aparelhos de barbear.
As principais áreas do corpo afetadas pela foliculite são o rosto, o couro cabeludo, as coxas, a virilha, as axilas e também as nádegas.
Como tratar e evitar a foliculite no rosto
Pele sempre limpa
Se os principais causadores da foliculite são os fungos e bactérias, você precisa fazer o possível para evitar que esses micro-organismos se desenvolvam na sua pele. Para isso, mantenha a sua pele sempre limpa, de preferência lavando-a com sabonete anti-séptico todos os dias.
Prepare a pele antes de fazer a barba
Já falamos diversas vezes por aqui que você deve usar produtos específicos antes de fazer a sua barba (esqueça de vez aquele sabonete que você mantém no box do chuveiro!). Escolha um gel ou uma espuma de barbear que não sejam oleosas, que além de deixarem o seu barbear mais fácil vão evitar problemas de pele como a foliculite.
Troque as lâminas com frequência
Lembre-se de trocar as lâminas sempre que for necessário. Ao usar uma gillette velha e desgastada você está colaborando para que a foliculite se desenvolva na sua pele.
Faça a barba no sentido do crescimento dos pelos
O título já diz tudo: na hora de fazer a barba, nada de passar a lâmina no sentido contrário do crescimento dos pelos.
Use esfoliante
Uma vez por semana, use um esfoliante leve no seu rosto. Porém, caso você sinta que o produto está te dando qualquer tipo de irritação, converse com um dermatologista.
Se apesar de todos esses cuidados a sua pele continuar apresentando foliculite, consulte um médico. Ele poderá te receitar algum medicamento próprio para a sua pele.
Via Mentorio